Eça de Queirós"A caricatura é mais forte que as restrições e que as proibições. É imortal porque é uma das facetas daquele diamante que se chama verdade "
Eça de Queirós - Caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro(1846-1905)
A caricatura é um género de desenho ou retrato que destaca numa pessoa e objecto aquilo que mais o caracteriza de um modo exagerado e humorístico. Também é utilizada de forma a criticar acontecimentos da nossa sociedade. Todos os dias encontramos em jornais e revistas este tipo de arte.
No século XVI surge este fenómeno em Portugal durante a Reforma. O primeiro grande caricaturista português foi Rafael Bordalo Pinheiro.
Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro nasceu no dia 21 de Março de 1846, filho do pintor romântico Manuel Maria Bordalo Pinheiro (1815-1880), foi sempre um homem com grande criatividade que sempre acompanhou através de comentários nas revistas de caricatura e de humor que editou, a política, a economia e a sociedade da época.
Os três principais jornais de caricaturas criados por Bordalo são, O António Maria publicado em 12 de Junho de 1879, Pontos nos ii 7 de Maio de 1885 e A Paródia criado em 1900 onde Bordalo colaborou até à sua morte.
Bordalo chega a dedicar-se à cerâmica. Podemos encontrar peças suas no museu Rafael Bordalo Pinheiro em Lisboa.
Peças de Cerâmica de Bordalo, na fábrica de Faianças das Caldas da Rainha (Pedro Cunha)
Podemos encontrar vários tipos de caricaturas.
Deixo-vos aqui algumas que recolhi de vários sites na net, de artistas portugueses e estrangeiros.
Sabe mais :
Fontes: Enciclopédia Larousse, Sites: o Citador; Público.pt ; my funbook; gon caricaturas; blog superstars; black neura; entre outros da web(imagens)
0 comentários:
Enviar um comentário